Blog

Uma cidade criativa é uma cidade atraente

20 de julho - 2017

Acredita-se que até o ano 2020, 70% da população do mundo viverá nas cidades (e no Brasil isso acontecerá com 93% dos seus habitantes). Isso significa que as pessoas procurarão morar principalmente nas cidades atraentes! Mas o que é uma cidade atraente?

De uma forma resumida pode-se dizer que uma cidade atraente é aquela na qual se tem empregabilidade, habitabilidade, mobilidade, sustentabilidade e visitabilidade.

Empregabilidade tem tudo a ver com a condição de uma cidade poder oferecer empregos aos que vivem ou chegam até ela. Na realidade empregabilidade é a qualidade de que ou de quem é empregável, o que significa que a pessoa deve ter competências valorizadas na época em que vive. Ter emprego é fundamental para se poder sobreviver e assim uma outra característica que a cidade deve buscar é ser empreendedora.

Habitabilidade é a qualidade, estado ou condição do que é habitável. Sem dúvida, com cada vez mais gente vindo para as cidades é vital que nelas haja uma situação para que seus habitantes possam viver em moradias decentes. Isso não está nada fácil nas cidades brasileiras, pois se tem atualmente um grande déficit de casas, com muita gente dormindo em barracos nas favelas. Aí o papel de instituições como o Secovi-SP e FIABCI-BRASIL é muito importante para envolver todos os empreendedores da construção civil para que concentrem seus esforços com o objetivo de minimizar o mais rápido possível essa falta de habitações.

Mobilidade é a possibilidade de mover algo, alguém ou a si mesmo. Em outras palavras é a condição de liberdade que um indivíduo tem numa cidade de ir ou vir, de um lugar para outro ou então numa sociedade de mudar de emprego ou até mudar da própria cidade. Entende-se também por mobilidade a passagem de pessoas e/ou familiares de uma classe social para a outra, o que obviamente é mais fácil de conseguir numa cidade atraente, que precisa ser compacta, para que as pessoas não percam muito tempo nos deslocamento diários.

Sustentabilidade, de forma simples é a característica ou condição do que é sustentável. Numa cidade o que se quer é que nela não falte água, nem se desperdice a mesma, se tenha em todas as casas energia elétrica, a taxa de crimes seja cada vez menor, haja um bom sistema de educação pública, assim como um bom atendimento dos munícipes no que se refere aos cuidados com a saúde.

Visitabilidade é a capacidade de uma cidade de atrair para si não só os turistas, mas também pessoas que nela consigam alavancar suas carreiras ou mesmo procurar um recomeço. A visitabilidade é estimulada quando a cidade possui excelentes instituições de ensino superior, hospitais com os melhores recursos tecnológicos, um comércio intenso, restaurantes, eventos de entretenimento exclusivos, entre outros.

No livro Cidades Criativas, do autor Victor Mirshawka, é defino por ele o que é uma cidade criativa, que é atraente por tudo que pode oferecer: seus recursos naturais como os seus museus, monumentos, palácios, pelas pessoas que nela vivem, pela diversidade étnica e pela tecnologia.

“Claro que uma cidade criativa é uma cidade atraente. Bem, pode ser utópico pensar em viver numa cidade atraente, mas esse é o ideal que os gestores municipais devem procurar obter para as cidades do futuro!” afirmou o autor.

Por Victor Mirshawka, engenheiro, professor e gestor educacional.

Fonte: O Estado de São Paulo, 2 de maio de 2017

Leave a Reply