Blog

Plataforma digital “Bogotá Evoluciona” mostra a evolução urbana dos últimos 20 anos na cidade

16 de outubro - 2017

Bogotá Evoluciona é uma plataforma digital, alimentada pelos Mapas Bogotá, um portal que coloca à disposição global a informação geográfica necessária para o planejamento e desenvolvimento da cidade. Lançada por Cadastro Digital, a plataforma nos permite conhecer o quanto o valor do solo de Bogotá aumentou.

O aplicativo faz uma seleção especial dos dados produzidos pelos membros do IDECA (Infraestrutura de Dados Espaciais do Distrito Capital) para gerar um recurso web focado em conhecer o valor do solo, as alturas, os usos e as dinâmicas, tanto residenciais, quanto comerciais.

Mapa sobre o valor do solo em Bogotá nos últimos 5 anos

Uma das facilidades que a plataforma fornece é a possibilidade de estabelecer relações diretas entre os dados de diferentes anos ao permitir que os usuários se movimentem pelas diferentes ruas da cidade. Para isso, o usuário pode sobrepor mapas de diversas datas, de acordo com o tipo de dados que o interessarem comparar, seja, valor do solo, alturas das edificações, ou usos. Assim, os dados históricos disponíveis na ferramenta evidenciam de forma muito clara e simples as transformações que a capital viveu nas últimas décadas.

Mapa sobre altura das edificações em Bogotá

Da plataforma é possível consultar as informações sobre como a população variou em cada localidade da cidade desde o ano 1998. Do mesmo modo, é possível consultar a mudança no valor do solo nos últimos 5 anos, tendo como referência os setores cadastrados. Da mesma forma, os usuários podem saber quantos edifícios de uso residencial ou comercial existem na capital, e como estão distribuídos tanto no espaço urbano, como rural.

Mapa sobre o uso do solo em Bogotá

Mapa mostra quantos edifícios residenciais há em Bogotá

A plataforma foi uma aposta para facilitar a consulta e compreensão dos dados geográficos e demográficos que estão à disposição de todos os cidadãos. Ela permite que crianças, jovens e adultos conheçam a cidade e sua dinâmica façam uso dos dados e tecnologias que a IDECA disponibiliza. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a compreender o significado de tais transformações e o valor que elas tem para o planejamento e desenvolvimento das cidades.

Fonte: Archdaily e Ideca, 13 de Setembro de 2017

Leave a Reply