Blog

Medellín inaugura sistema de bondes mais moderno da América Latina

28 de outubro - 2015

Na ultima terça-feira, 20 de outubro de 2015, foi inaugurado em Medellín, na Colômbia, o bonde Ayacucho, o mais moderno sistema de transporte da América Latina, que transportará diariamente 90 mil pessoas.

O bonde possui uma linha de 4,3 quilômetros, capacidade para 300 passageiros e atinge uma velocidade máxima de 70km/h, é o primeiro da América Latina e o terceiro do mundo a usar rodas pneumáticas.

mapa-tranvia-de-medellin-fuente-tranviadeayacucho

As operações do bonde serão iniciadas de forma gradual e serão complementadas pelos teleféricos de Villa Sierra e Miraflores, localizados na Comuna 8 (bairro do centro-leste), que servirão para chegar nos locais mais distantes de Medellín. Eles começaram a funcionar em dezembro e em março do ano que vem, respectivamente.

O projeto para construir o bonde faz parte do Plano Diretor 2006 – 2030,  que visa melhorar as alternativas de mobilidade sustentável na cidade com o objetivo de integrar o território e promover a inclusão social. Além disso, o bonde favorece o intermodal da cidade, uma vez que está integrado com outros serviços de transporte público na cidade, como Metroplus, o serviço de ônibus que é executado em faixas exclusivas (Bus Rapid Transit, BRT), a cidade de Metro e Metrocable, o sistema de bondes públicos.

diseño-estaciones-tranvia-de-ayacucho-medellin-fuente-imagen-tranvia-de-ayachucho

Projeto Estações Ayacucho

Também existe um plano de intervenções urbanas em torno do projeto, além de recuperação de fachadas e melhoria das atrações perto da rota do bonde, que possui 9 estações, 6 de paradas e 3 de transferências.

Para usar o bonde é necessário ter o cartão Civic, que também serve para combinar viagens com outros sistemas: Metro, Metrocable e Metroplus.

Atualmente, o serviço pode ser usado de graça, mas será cobrado, a partir de 30 de novembro, quando termina a integração com os outros sistemas de transporte público na cidade.

Fonte: Plataforma Urbana, 23 de Outubro de 2015

One Response to “Medellín inaugura sistema de bondes mais moderno da América Latina”

Leave a Reply