Blog

Dia da Gentileza Urbana é instituído em Campinas

17 de setembro - 2015

No dia 17 de setembro será comemorado o Dia Municipal da Gentileza Urbana em Campinas, conforme instituído pela lei nº 15.056/2015, de autoria do vereador André von Zuben.

Nesta quinta-feira (17 de setembro de 2015), ocorreu uma reunião no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas, para comemorar a data. Além de comemorar o dia (pela primeira vez em Campinas) que já faz parte do calendário de algumas cidades no país, o encontro teve como objetivo organizar ações que promovam a gentileza urbana em nossa cidade, incentivar atitudes solidárias de pessoas, instituições, empresas e associações que interfiram positivamente na melhoria da qualidade de vida urbana, da convivência nos espaços públicos e coletivos.

O encontro organizou e debateu ações que promovem a gentileza urbana em Campinas. “São diversas atitudes cotidianas, tanto individuais como coletivas, que podem colaborar para uma cidade mais humana e generosa”, destacou o vereador André von Zuben. “Pretendemos estimular a população a se constituir efetivamente como parceira nas demandas relacionadas à melhoria da qualidade de vida urbana”, acrescentou.

IMG_3946

A instalação dos parklets pode ser de iniciativa da Administração Pública ou de qualquer pessoa física ou jurídica. Os custos financeiros referentes à instalação, manutenção e remoção do parklet são de responsabilidade exclusiva do mantenedor. O parklet também é um exemplo de gentileza urbana.

Neste primeiro ano, o evento do Dia Municipal da Gentileza Urbana em Campinas contou com o apoio de três entidades. Os representantes destas instituições regionais irão palestrar sobre o tema: o presidente do IAB-Campinas (Instituto dos Arquitetos do Brasil) e diretor da COMURB-SPU, Alan Silva Cury; a coordenadora da ONG Brahma Kumaris Campinas, Nádia de Castro; e o diretor regional do Secovi-Campinas (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo) e diretor da COMURB-SPU, Fuad Jorge Cury.

“É preciso resgatar o conceito de gentileza dentro das pessoas. Há gentilezas por todos os cantos e que passam despercebidas. Pode ser uma árvore cuidada por um morador, uma praça adotada por uma empresa, um grupo teatral que se apresenta em espaço aberto, uma calçada que respeite pessoas com deficiência, uma intervenção artística em um muro, um simples ato de companheirismo. O mais importante é que gentiliza gera gentileza”, reforça Fuad Jorge Cury.

Como outros exemplos do dia da gentileza urbana no Brasil temos São Paulo, que comemora desde 2014 o dia da Gentileza Urbana, conforme alteração da Lei municipal 14.485, de 19/7/2014. As ações que qualifiquem os espaços públicos da Capital passam a ser incentivados e comemorados, anualmente, em 17 de setembro.

Em Minas Gerais, há a Semana da Gentileza Urbana, apresentada pelo IAB na reunião de hoje, em Campinas, em comemoração ao Dia da Gentileza Urbana.

Fonte: Câmara Municipal de Campinas e IAB Campinas

Leave a Reply